CDI
Um Centro de Documentação e Informação compreende os sectores de biblioteca, de pesquisa, tratamento e difusão da informação e o sector de publicações, é um espaço tanto de lazer como de trabalho, onde se podem consultar livros, revistas, fazer trabalhos ou ir à internet e que tem por missão aumentar os níveis de educação e de formação de todos os seus utilizadores.
Através de uma conversa informal com a Dr.ª Dina Rocha do Centro de Documentação e Informação da Escola Superior de Educação de Santarém podemos esclarecer as nossas dúvidas acerca do que é e de como organizar um CDI.
Nos dias de hoje, o CDI possui espaços, serviços e colecções simultaneamente físicos e virtuais, em que as novas tecnologias de informação e comunicação passam a ser a base do serviço e da inter-relação com o utilizador; passando a oferecer ao cidadão um conjunto de informações que as novas tecnologias tornam disponível, mas já de forma tratada e seleccionada, possibilitando uma maior rapidez de acesso à informação.
A administração da biblioteca é feita geralmente por um profissional com formação superior na área, capaz de gerir todo espaço na qual a biblioteca se encontra inserida e capaz de organizar e coordenar todo um conjunto de documentos.
Os objectivos do CDI são:
* Criar mecanismos que permitam uma articulação mais estreita entre a educação, a formação e a sociedade;
* Mobilizar saberes e recursos e permitir o acesso a fontes de informação externas, contribuindo para a difusão de conhecimentos e vivência dos valores da modernidade;
* Conservar e difundir o património, quer pela valorização do depósito existente, quer pela aquisição de material livro e não livro de reconhecido valor científico, informativo ou pedagógico.
Para um bom funcionamento deste meio de acesso à informação, existem direitos e deveres que devem ser respeitados.
Os direitos são:
* Usufruir de todos os serviços prestados pelo Centro de Documentação e Informação;
* Aceder livremente aos documentos que pretendam consultar em presença e/ou para consulta domiciliária;
* Apresentar propostas, sugestões, críticas ou reclamações.
Os deveres são:
* Conhecer e cumprir as normas de conduta e disciplina, de empréstimo e de funcionamento das zonas específicas estabelecidas no Regulamento Interno do CDI;
* Manter em bom estado de conservação os documentos que lhe forem facultados, bem como fazer bom uso das instalações e dos equipamentos;
* Preencher correctamente todos os impressos que lhe sejam entregues para fins estatísticos e/ou de gestão interna;
* Cumprir os prazos estipulados para devolução dos documentos para leitura domiciliária;
O CDI está organizado por estantes e prateleiras, classificadas segundo o CDU – Classificação Decimal Universal, esquema internacional de classificação de documentos que se baseia no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais e estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal.
Os documentos são classificados de acordo com o assunto principal que determina a cota que lhes é colocada na lombada e são arrumados na estante com o número de classe atribuído. Caso existam poucos livros para justificar a atribuição de uma estante a essa classe, estes são colocados na estante com a classificação decimal hierarquicamente superior.
O CDI costuma também estar separado por áreas:
-Área de recepção e atendimento: Atendimento e informação à comunidade, empréstimo e requisição e impressão de documentos.
-Área de leitura informal: Consulta de publicações periódicas (jornais e revistas)
- Área de produção gráfica: Espaço para trabalho em grupo, com material de apoio diverso e acesso ao computador para elaboração de trabalhos.
- Área de consulta multimédia: Utilização de computadores com acesso à Internet e digitalização de imagens e consulta de Software educativo.
- Área de leitura de documentos / estudo individualizado: Consulta de suporte livro em espaço de leitura silenciosa.