CDI

 

Um Centro de Documentação e Informação compreende os sectores de biblioteca, de pesquisa, tratamento e difusão da informação e o sector de publicações, é um espaço tanto de lazer como de trabalho, onde se podem consultar livros, revistas, fazer trabalhos ou ir à internet e que tem por missão aumentar os níveis de educação e de formação de todos os seus utilizadores.

Através de uma conversa informal com a Dr.ª Dina Rocha do Centro de Documentação e Informação da Escola Superior de Educação de Santarém podemos esclarecer as nossas dúvidas acerca do que é e de como organizar um CDI.

 

Nos dias de hoje, o CDI possui espaços, serviços e colecções simultaneamente físicos e virtuais, em que as novas tecnologias de informação e comunicação passam a ser a base do serviço e da inter-relação com o utilizador; passando a oferecer ao cidadão um conjunto de informações que as novas tecnologias tornam disponível, mas já de forma tratada e seleccionada, possibilitando uma maior rapidez de acesso à informação.

 

A administração da biblioteca é feita geralmente por um profissional com formação superior na área, capaz de gerir todo espaço na qual a biblioteca se encontra inserida e capaz de organizar e coordenar todo um conjunto de documentos.

 

Os objectivos do CDI são:

 

* Criar mecanismos que permitam uma articulação mais estreita entre a educação, a formação e a sociedade;

 

* Mobilizar saberes e recursos e permitir o acesso a fontes de informação externas, contribuindo para a difusão de conhecimentos e vivência dos valores da modernidade;

 

* Conservar e difundir o património, quer pela valorização do depósito existente, quer pela aquisição de material livro e não livro de reconhecido valor científico, informativo ou pedagógico.

 

Para um bom funcionamento deste meio de acesso à informação, existem direitos e deveres que devem ser respeitados.

 

Os direitos são:

 

* Usufruir de todos os serviços prestados pelo Centro de Documentação e Informação;

 

* Aceder livremente aos documentos que pretendam consultar em presença e/ou para consulta domiciliária;

 

* Apresentar propostas, sugestões, críticas ou reclamações.

 

Os deveres são:

 

* Conhecer e cumprir as normas de conduta e disciplina, de empréstimo e de funcionamento das zonas específicas estabelecidas no Regulamento Interno do CDI;

 

* Manter em bom estado de conservação os documentos que lhe forem facultados, bem como fazer bom uso das instalações e dos equipamentos;

 

* Preencher correctamente todos os impressos que lhe sejam entregues para fins estatísticos e/ou de gestão interna;

 

* Cumprir os prazos estipulados para devolução dos documentos para leitura domiciliária;

 

O CDI está organizado por estantes e prateleiras, classificadas segundo o CDU – Classificação Decimal Universal, esquema internacional de classificação de documentos que se baseia no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais e estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal.

 

 

Os documentos são classificados de acordo com o assunto principal que determina a cota que lhes é colocada na lombada e são arrumados na estante com o número de classe atribuído. Caso existam poucos livros para justificar a atribuição de uma estante a essa classe, estes são colocados na estante com a classificação decimal hierarquicamente superior.

 

O CDI costuma também estar separado por áreas:

 

-Área de recepção e atendimento: Atendimento e informação à comunidade, empréstimo e requisição e impressão de documentos.

 

-Área de leitura informal: Consulta de publicações periódicas (jornais e revistas)

 

- Área de produção gráfica: Espaço para trabalho em grupo, com material de apoio diverso e acesso ao computador para elaboração de trabalhos.

 

- Área de consulta multimédia: Utilização de computadores com acesso à Internet e digitalização de imagens e consulta de Software educativo.

 

- Área de leitura de documentos / estudo individualizado: Consulta de suporte livro em espaço de leitura silenciosa.