O Papel do Educador Social neste Projecto
O Educador Social deve ser um profissional polivalente, podendo agir em várias áreas e com diferentes populações, de diversificadas formas; de acordo com Isabel Guerra (2001) a profissão Educador Social é ―marcada pela polivalência técnica, pela pluralidade de funções e pela diversidade de contextos de trabalho. Existem vários processos educativos aos quais o Educador Social pode recorrer à educação formal, educação não formal e a educação informal.
A Educação Social é uma actividade pedagógica inserida no trabalho social (Soriano Diaz, 2006) entende-se então que a intervenção socioeducativa é uma actividade pedagógica exercida pelo educador social para com a população com o intuito de a educar, fornecendo-lhe recursos para que ela se possa desenvolver sozinha, estando aqui presente o conceito de empowerment, ou seja, trabalhar com a comunidade, na comunidade e para a comunidade dotando-a de meios que lhe permitam avançar por si, recorrendo às suas próprias competências.
Fazendo um paralelo, entenda-se então que a intervenção socioeducativa tem uma função social, ou seja, é uma educação no contexto social, direccionada a uma população-alvo, que se pretende atingir de modo positivo, numa perspectiva educacional. Informar e formar a população-alvo com o intuito de ajudar a mesma. A inclusão do indivíduo é uma palavra-chave neste tipo de intervenção, assim o acesso que cada indivíduo tem à informação como forma de se qualificar é muito importante e encontra também aqui o seu lugar e papel face a esta questão.
Assim neste projecto o educador social tem como função sensibilizar a comunidade para a importância de ter ao seu dispor livros de cariz social que lhe permitam aprofundar os seus conhecimentos em algumas questões de relevância e algumas delas bastante actuais. Relativamente ao segundo objectivo deste projecto o Educador Social tem também o papel de sensibilizar a população-alvo com a qual irá interagir para que a mesma observe a relevância que a prática de voluntariado pode ter na sua vida.
Quer numa questão quer noutra o papel do educador poderá ser visto como uma intervenção num contexto não-formal, mas de extrema relevância, pois o Homem constrói-se da sua experiência em contextos de aprendizagem não-formal, sendo que a informação é uma das formas como o educador por intervir com a comunidade.
Sendo ainda de referir que o Educador Social tende a dar resposta às necessidades da comunidade, dotando a mesma de ferramentas que lhe permitam "seguir o seu caminho" amparados por aquilo que nós lhe poussamos fornecer. Neste caso podemos focar o conhecimento de um lugar que lhe permita aceder à informação que possa vir a a necessitar referente à área social.